História

O Município de Ananás está localizado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e integra a 3ª Região Administrativa do Estado, situado no Bico do Papagaio, extremo norte do Estado.

O surgimento da povoação deu-se pelos anos de 1890, quando alguns fazendeiros escolheram as Campinas da região para criatório de gado, passando estes criadores, a trazerem suas famílias e habitarem este local. Mas, o primeiro registro histórico foi por ocasião da fixação da família José Honorato da Cruz, vinda do Maranhão por volta de 1.903, onde hoje se ergue a sede principal. Segundo os moradores mais antigos da localidade o senhor José Honorato, conhecido como Zé Pardim, adquiriu uma fazenda na localidade, denominando-a de Fazenda Ananás. O nome de Ananás foi escolhido devido a esta ser planta nativa da região, quando ali se iniciou a povoação. Anos mais tarde Zé Pardim vendeu para o senhor Firmino,  que colocou alguns agregados dando início a povoação que foi acrescida com a chegada das famílias Lopes,  Borges, Soares, Leão, família Batista e Vieira.

A povoação aconteceu de fato no período de 1953 a 1958, com a vinda de muita gente para este local, alguns mais do norte, vieram fugindo da guerrilha do Padre João contra o fazendeiro Leão Ledra, outros, em grande parte maranhenses, a procura de terras para exploração do babaçu e para implantar lavouras (roça de toco).

Em 1952 o pastor Evangélico Tiburcio Vieira, que veio em uma missão de evangelização, deu início a localização de lotes para construção de residências de adeptos para a sua igreja dando início a rua dos crentes, hoje com o nome de Avenida Betel.

Anteriormente o município pertencia a Tocantinópolis conhecida como Boa Vista do Padre João. Em 14 de novembro de 1958 ocorreu a emancipação domunicípio de Nazaré e Ananás passou a pertencer ao recém criado município.Anos depois, pela redivisão territorial ocorrida no estado de Goiás, a localidade passou a pertencer ao município de Araguatins. Em 1º de dezembro de 1.960, foi elevado à categoria de Distrito do município de Araguatins, pela Lei Municipal nº 30, assumindo como primeiro sub-prefeito o senhor Luiz Germano que ficou até o início de 1963, em março deste ano assumiu o cargo, por nove meses, o senhor Jaime Araújo Dias.

A Lei Estadual nº 4.684, de 14 de outubro de 1.963, elevou o Distrito de Ananás a Município e sua sede á categoria de Cidade, desmembrando-o do município de Araguatins, e conservando a antiga denominação de Ananás. Sua instalação deu-se em 01 de janeiro de 1964.

Uma festa religiosa é celebrada anualmente a 29 de junho, em homenagem a São Pedro Apóstolo, Padroeiro da paróquia e do Município. Está situado a 520 Km de Palmas e a 1.326 Km de Brasília.